Info Tentang Revivendo Motorola MotoG XT1033 (não liga e não carrega) Update Terbaru 2017 Gratis

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Artikel Terbaru Revivendo Motorola MotoG XT1033 (não liga e não carrega) Update Terlengkap 2017


Bem amigos.

Venho com mais uma dica/tutorial para quem sabe ajudar outros colegas que peguem uma situação igual.

Chegou aqui para mim um Motorola MotoG XT1033, totalmente morto. Por favor, leia todos os procedimentos realizados, inclusive os que NÃO deram certo, antes de responder no tópico.





Foto 1 - MotoG XT1033 Colors


Não ligava e nem carregava a bateria. O único sinal que dava era um led branco ao lado da câmera frontal, mas que não significava nada, pois não carregava a bateria de jeito nenhum.

Então, após várias consultas ao nosso querido Google, e depois de muitas tentativas sem sucesso, consegui reviver o bicho.

Decidi abrir o aparelho e dar uma olhada nos circuitos, pois já estava achando que se tratava de um problema de hardware.



Foto 2 - Placa lado 1



Foto 3 - Placa lado 2

Aqui estão os procedimentos que tentei e no meu caso NÃO deram certo:

1 - Conectar o carregador original, aguardar 1 minuto, segurar o power por aproximadamente 2 minutos (tentei com diversos tempos, 2, 3, 4 e até 5 minutos segurando o botão) e depois soltar. Segui dicas de outros colegas que conseguiram assim, mas para mim não deu certo. Este procedimento foi postado por nosso colega rodrigolopes

2 - Utilizar um carregador com maior potência: tentei um de 850mA, outro de 1A, fiz um arranjo de 2A e também não funcionou. Continuou com o led branco aceso, sem carregar a bateria.

EDIT:
3 - Dar um choque na bateria: conectando a bateria diretamente na fonte assimétrica em 4,2V não apresentou consumo. Aumentei para 7V e depois para 9V e continuou sem consumo.

Medi algumas tensões. Com o carregador conectado, no botão power tinha 1,44V. Como não consegui o esquema, não sabia se estava certo. Medi a continuidade do botão power também, tudo certo. No conector da bateria, vocês podem ver abaixo as tensões que encontrei. Também não sabia se estava correto.




Foto 4 - Tensões encontradas no conector da bateria

A bateria estava completamente morta. Nem aquele milivolt de suspiro apresentava no multímetro na menor escala. Aí desanimei, pois trata-se de uma bateria de polímero de lítio com um conector todo estilizado.

Com certeza não iria achar ORIGINAL para comprar, a não ser que fosse usada, e mesmo assim seria um tiro no escuro.

A partir daí, tudo que eu conseguisse seria lucro.

Foi então que tive uma ideia: já que esta bateria foi pro saco, vou colocar uma outra aqui e ver se o aparelho liga normal, pois se o problema for só a bateria ele vai dar sinal de vida.

Fiz algumas tentativas sem sucesso e na última combinação dos polos da bateria (mantendo sempre o negativo no GND, claro)!!! TCHAN RAM!!!! Achei a ligação correta do positivo e negativo. Como vocês podem ver na foto, existem os pads de teste, que não são envernizados. Estanhei-os e coloquei direto numa bateria de Ions de Litio 3,7V retirada de notebook (aquela 18650 padrão), apenas uma célula.




Foto 5 - Pads estanhados, pinagem do conector e dos pads


O aparelho ligou e minha célula estava com 80% de carga, segundo o medidor do Android.

Bem... depois disso, resolvi plugar o carregador, pra ver no que dava e pra testar o circuito de carga: SUCESSO! Carregando normalmente.

Aí eu parti pra agressividade e resolvi plugar a bateria original. Desliguei tudo, deixei a minha bateria soldada e conectei a bateria original.

Quando tentei ligar o danado, TCHAN RAM!!! Funcionou normalmente, só que dessa vez mostrou a carga em 20%.

Conectei o carregador original e funcionou mais uma vez, seguiu carregando. Quando chegou em 26% resolvi remover a minha bateria. Desliguei, dessoldei os terminais, liguei e ele continuou carregando normalmente.

Está ali na bancada continuando a carga que nesse momento está em 41%. [edit] Estava em 41% com o aparelho ligado. Ao desligar e colocar para carregar ele continuou de 15% e subindo. É provável que só vá regularizar a medição após alguns ciclos de carga e descarga.


CONCLUSÃO:

A bateria original estava boa. Por algum motivo (provavelmente por proteção imposta pelo circuito dela) não estava permitindo reiniciar a carga. O circuito de carga e o carregador também estão perfeitos.




Foto 6 - Bateria de Li-ION que utilizei



Foto 7 - Baterias do mesmo tipo que utilizei



Foto 8 - Aparelho ligando sem a bateria auxiliar, somente com a original



Foto 9 - Aparelho desligado em estado de carga


Agora, o resumo do que fiz, pois este texto todo aí em cima foi depoimento.

PASSOS PARA REVIVER UM MOTO G (testado em um XT1033) QUE NÃO LIGA E NEM CARREGA
Após ter tentado todos os outros métodos que consegui achar.

Passo 1: Desmonte a parte traseira do aparelho

Passo 2: Remova a bateria original

Passo 3: Estanhe os pinos 1 e 4 conforme pinagem da Foto 5

Passo 4: Solde os terminais positivo e negativo de uma célula de bateria que você tenha (lembrando, usei uma dessas das Fotos 6 e 7) CUIDADO COM A POLARIDADE!! CUIDADO COM O TERRA (GND) QUE EXISTEM MUITO PRÓXIMOS AOS PINOS QUE SERÃO SOLDADOS!!!

Passo 5: Ligue o aparelho (anote o nível de carga da bateria para comparação futura)

Passo 6: Conecte o carregador e veja se carrega normalmente

Passo 7: Desligue o aparelho

Passo 8: Conecte a bateria original

Passo 9: Ligue o aparelho (compare o nível de carga atual com o anterior, logicamente deve estar mais baixo)

Passo 10: Conecte o carregador e veja se carrega normalmente

Passo 11: Deixe carregar um pouco (5% a mais do que quando ligou pela segunda vez, exemplo se ligou com 20% deixe até 25%)

Passo 12: Desligue o aparelho

Passo 13: Se tudo deu certo até aqui, pode remover a bateria auxiliar, dessoldando os terminais da bateria dos pads da placa.

Passo 14: Ligue o aparelho e ponha para carregar definitivamente.



CONSIDERAÇÕES:

1 - É possível que a bateria original tenha sofrido algum dano por ter esgotado completamente. Só dá pra ter certeza disso após alguns ciclos de carga, para ver a autonomia

2 - Utilize uma bateria auxiliar bem carregada, pois como vocês puderam notar, caiu de 80% para 20%. Eu aqui nem tinha certeza de quanto de carga tinha a minha auxiliar, mas eu nem pensava que ia dar certo.

3 - Após o último passo (14), deixe completar 100% de carga e remonte o aparelho.

4 - Monitore a temperatura das duas baterias durante todo o processo. Qualquer sinal de aquecimento fora do normal, desligue tudo.

5 - Monitore a temperatura da bateria original ao final dos procedimentos, durante a carga definitiva. Ao sinal de qualquer aquecimento fora do normal, desligue tudo.

6 - Baterias de Litio (Ion ou Polímero) são extremamente perigosas. Não me responsabilizo por nenhum dano ocasionado pelas dicas contidas neste tutorial, assim como, conforme as regras gerais, o fórum também está isento de qualquer responsabilidade.

7 - Se você não for técnico em eletrônica, ou pelo menos estudante de eletrônica, POR FAVOR NÃO FAÇA NENHUM DOS PROCEDIMENTOS CONTIDOS NESTE TÓPICO. Quando eu digo extremamente perigosas são extremamente mesmo, a exemplo destes vídeos:  e




8 - Nunca deixe os terminais positivo e negativo ligados a uma bateria de Litio fecharem curto. O efeito é igual ao do segundo vídeo, só que bem maior. Sai expelindo labaredas e pingos de metal incandescente a até 3000ºC para todos os lados.

9 - A grosso modo, acredito que esta técnica pode ser aplicada em outros aparelhos que tenham bateria interna completamente esgotada, sendo colocada como A TESTAR.

Fonte: Bruno Farias (Colaborador) ~ http://eletronicabr.com/

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